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terça-feira, 25 de setembro de 2012

Saiba como se tornar um piloto comercial

Na última década, a aviação comercial brasileira experimentou um grande crescimento, tornando atraentes todas as profissões relacionadas ao setor, desde o mecânico de aeronaves ao comissário, do controlador de tráfego aéreo ao piloto. Embora o país ainda esteja passando por uma crise econômica, a aviação já retomou um nível de crescimento, e mudanças recentes (2017) na legislação que regulamenta a profissão, tornaram necessárias contratações de tripulantes com urgência.
O primeiro passo para ser Piloto Comercial começa geralmente em um Aeroclube
Ser piloto de avião sempre exerceu grande fascínio sobre a maioria dos jovens. Embora voar seja hoje uma coisa absolutamente rotineira e comum, parece haver uma certa aura sobrenatural sobre os aviões e seus pilotos. Então, realmente, a profissão de piloto comercial não é uma profissão comum.

O ingresso na profissão é mais simples do que pode parecer ao leigo, mas está longe de ser fácil. Não é necessário ter habilidades excepcionais ou ter saúde de super-homem, mas, em compensação, o investimento é alto e o retorno nem sempre é garantido.  Todavia, deve-se levar em conta que o mesmo acontece com a maioria das profissões de nível superior.

Uma vez que o jovem se decidiu pela profissão, o primeiro passo é procurar um aeroclube ou escola de aviação certificada pela autoridade aeronáutica, que no Brasil é a ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil. O ingresso na profissão também pode ser através de um dos vários cursos superiores de Ciências Aeronáuticas ou de Aviação Civil, que geralmente também são certificados pela ANAC.
Os aeroclubes são formadores de mão de obra para a aviação brasileira
Um bom aeroclube ou escola de aviação civil geralmente vai prestar todas as informações necessárias aos seus candidatos, mas nem sempre terá condições de fornecer um treinamento completo, já que muitas escolas são certificadas apenas para certos níveis, como só formação de piloto privado, só para voo visual, ou só para aviões monomotores, por exemplo. Então, a não ser que o candidato a piloto se disponha a ficar trocando de escola a toda hora, convém procurar aeroclubes ou escolas bem estruturadas e que disponham de todos os cursos necessários ao profissional.

Existem muitos bons aeroclubes e escolas no Brasil, alguns com décadas de tradição no ensino aeronáutico. O Aeroclube do Brasil, o mais antigo, já é centenário, e a maioria dos grandes aeroclubes já têm mais de 60 ou 70 anos. As escolas de aviação são mais recentes, mas existem várias com mais de 50 anos, com grande tradição no mercado. Existem entidades mais recentes, mas que não deixam de oferecer ensino de alta qualidade. É só procurar.

Como escolher uma escola ou aeroclube? Buscar indicação de um amigo ou parente que já é piloto ou aluno é uma das melhores opções, mas não é suficiente. Como tratam-se de cursos caros, procurar pelo melhor preço é uma solução óbvia. Mas isso exige cautela. Desconfie de preços muito baixos na aviação. Manutenção, combustível e mão-de-obra no setor são sempre caros e uma escola não pode economizar muito nesses quesitos sem afetar necessariamente a segurança.
Aeronave de instrução básica Aero Boero, usada em muitos aeroclubes brasileiros
Algumas escolas e aeroclubes, que sequer merecem uma certificação, usam os mais criativos subterfúgios para oferecer baixo preço ao aluno: voar 45 ou 50 minutos e lançar uma hora de voo cheia para o aluno, arrendar aeronaves e não pagar ao arrendador, fazer manutenção de baixa qualidade, usar combustível automotivo, e contratar profissionais muito inexperientes, que se sujeitam a baixíssimos salários, ou até mesmo a nenhum salário.

Há alguns anos, uma grande e nova escola de aviação, no Estado de São Paulo, que exibia uma frota de dezenas de aeronaves novas, propunha ensino de alta qualidade e alegava parceria com uma grande empresa aérea, fechou repentinamente, depois de vender milhares de horas, que jamais foram voadas ou reembolsadas. Os alunos ficaram no prejuízo, assim como a empresa proprietária das aeronaves, que arrendava a frota inteira à escola, e que nunca foi paga pelo uso dos aviões.

O ingresso na aviação via aeroclubes, escolas ou faculdades de Ciências Aeronáuticas é só para a aviação civil. Para ingressar na aviação militar e voar aeronaves de combate, o caminho é outro, e muito mais árduo: prestar concurso vestibular para a Academia da Força Aérea. Como é natural, nesse ramo, os requisitos de saúde são muito mais exigentes, pois a função assim os exige, e o aluno deve ter desempenho excepcional, tanto em voo quanto em sala de aula, sob pena de ser excluído sumariamente do curso, sem dó. Em compensação, esses cursos são gratuitos e custeados integralmente pelo Governo.
Aluno e instrutor retornam de um voo de instrução
Ao iniciar, o aluno deve fazer um curso teórico de Piloto Privado. Com duração de 3 a 6 meses, esse curso proporcionará ao aluno conhecimentos básicos sobre Regulamentos de Tráfego Aéreo, Conhecimentos Técnicos de Aeronaves, Navegação, Teoria do Voo e Meteorologia, além de outras. A partir de junho de 2013, a ANAC exigirá aprovação obrigatória no Curso de Piloto Privado para que o aluno possa prestar a Banca Examinadora da ANAC, essencial para obtenção de um Certificado de Conhecimentos Teóricos - CCT, que o habilite a fazer o curso prático de voo e obtenha uma Licença de Piloto Privado. Para iniciar o curso de Piloto Privado, é necessário ter Ensino Médio completo.

Um candidato autodidata ainda pode enfrentar a Banca Examinadora sem ser aprovado em curso certificado. Historicamente, no entanto, as chances de aprovação do autodidata são mínimas, a não ser para candidatos excepcionalmente estudiosos e aplicados.

Não espere que o curso teórico de Piloto Privado seja fácil. As escolas que aprovam alunos sem condições de passar na Banca da ANAC ficam sujeitas ao cancelamento de sua certificação, por baixo desempenho, e por isso costumam ser rigorosas quanto ao desempenho e presença nos cursos.
O voo em aeronaves sem rádio, em pistas de grama, é mais adequado à aviação desportiva, mas não é muito adequado à instrução profissional de hoje.
A obtenção do Certificado Médico Aeronáutico - CMA, documento que atesta que o aluno ou piloto possui os requisitos básicos de saúda para operar uma aeronave, é um fantasma que sempre assombra o candidato a piloto. Entretanto, para se voar na aviação civil, não se exige saúde impecável. Qualquer pessoa normal, com boa saúde e sem doenças crônicas graves, consegue passar no exame sem problemas. Usar óculos, aparelhos ortodônticos, possuir alguma prótese óssea ou dentária ou ser um pouco obeso não representam obstáculos. O CMA de 2ª Classe, para Piloto Privado, vale por 5 anos, para pessoas jovens, e é renovável após esse prazo. É um documento essencial a qualquer aluno prático ou piloto de aeronaves de qualquer tipo.

Caso tenha dúvidas a respeito do CMA, consulte a legislação a respeito, o RBAC 67 (http://www2.anac.gov.br/biblioteca/rbac/RBAC67EMD00.pdf).

Uma vez concluído o curso teórico, o candidato a Piloto Privado deve prestar a Banca Examinadora da ANAC, que consiste numa prova online de 100 questões, baseadas no conteúdo programático do curso de Piloto Privado, dividida nas cinco matérias principais: Meteorologia, Navegação, Conhecimentos Técnicos, Teoria de Voo e Regulamentos de Tráfego Aéreo. O aluno deve acertar 70 por cento das questões de cada disciplina para ser aprovado. Se for reprovado em até duas disciplinas, mas conseguir acertar pelo menos 30 por cento de cada uma, pode ficar em "Segunda Época" em cada uma, mas se não for aprovado dessa vez, terá que prestar a Banca para todas as disciplinas novamente.

Ao ser aprovado na Banca e obter um CCT, o aluno pode iniciar as aulas práticas de voo. As boas escolas exigem, antes do primeiro voo, uma prova de equipamento (conhecimentos prévios da aeronave que irá operar), e algumas horas de "nacele", feitas com a aeronave no solo, e que permitem ao aluno treinar os comandos do avião e o voo mental sem ter que gastar horas de voo reais nisso. Não existe treinamento em simulador para essa fase do aprendizado.
Sessão de briefing na instrução de Piloto Privado.
As missões de voo são rigorosamente padronizadas, e seguem um Manual de Curso certificado pela ANAC, e cada missão dura aproximadamente uma hora. O aluno vai aprendendo as manobras de voo em escala de dificuldade e habilidade. Cada aula deve ser precedida de um bom estudo do que vai ser feito no voo, um briefing com o instrutor, que vai explicar como será a missão e o que vai ser exigido do aluno. Ao final do voo, o instrutor fará um debriefing com o aluno, e irá avaliar o seu desempenho. Se estiver abaixo dos mínimos exigidos, pode ser necessária uma repetição da missão, e quantas vezes isso for necessário.

Faça o treinamento prático com calma, sem pressa. Duas a cinco horas de voo por semana é o ideal. O cérebro humano precisa de um certo tempo para processar todo o conhecimento necessário, ainda mais em situação de stress, como uma aula prática de voo. Alunos muito apressados, que voam mais de uma hora por dia, costumam ter maus hábitos e um desempenho de baixa qualidade. 

Embora a legislação permita que o aluno obtenha uma Licença de Piloto Privado (PP) com 35 horas de voo em escola certificada, geralmente são necessárias pelo menos 40 horas para que o aluno esteja apto ao exame prático de voo, chamado de voo de check. Esses exames práticos são feitos por pilotos credenciados pela ANAC.

Consulte a legislação pertinente às habilitações e licenças para pilotos, o RBAC 61 (http://www2.anac.gov.br/biblioteca/rbac/RBAC%2061.PDF) , para dirimir quaisquer dúvidas sobre os requisitos de horas de voo e experiência para pilotos de qualquer nível.

Antes mesmo de fazer o voo de check, o instrutor irá liberar o aluno para o primeiro voo solo, no qual o aluno voa sozinho a aeronave, sem instrutor a bordo. Obviamente, trata-se de um grande evento na vida de um piloto, pois será seu primeiro voo "em comando" de uma aeronave. Os aeroclubes e escolas costumam, por tradição, fazer um "batismo" simbólico no aluno, dando-lhe um banho de óleo de motor de avião usado. Sempre é uma grande festa.
Tomar um banho de óleo de motor é o "batismo" de um piloto que voa sozinho pela primeira vez
Tornar-se Piloto Privado de avião ou de helicóptero (PP-A ou PP-H) significa que a pessoa pode operar sua própria aeronave, ou de outra pessoa física, ou ainda de uma escola ou aeroclube, sem ser remunerada por isso. É vedado ao piloto privado operar aeronaves de pessoas jurídicas que não sejam escolas, ser remunerado ou registrado em carteira de trabalho como piloto. Piloto Privado não é profissão, mas sim um estágio para alcançá-la, um dia.
Aula de navegação no curso de Piloto Comercial
Para ser Piloto Comercial, o Piloto Privado deve ingressar em um curso teórico de Piloto Comercial/Voo por Instrumentos, em aeroclube ou escola certificada. A aprovação nesse curso é obrigatória para que o aluno possa prestar a Banca Examinadora da ANAC de Piloto Comercial. Poucos aeroclubes e escolas oferecem esse curso, que é bem mais exigente que o curso de Piloto Privado, embora tenha duração parecida e contenha as mesmas disciplinas básicas. No curso de Piloto Comercial, o aluno irá aprender os fundamentos de navegação por instrumentos, regulamentos de voo por instrumentos, motores a reação e teoria de voo de alta velocidade, além de rever todo o conteúdo já visto no curso de Piloto Privado.

O curso prático de voo, em si, consiste numa sequência das missões do curso prático de PP, mas terá mais missões em comando e navegações de longo curso. Caso o aluno deseje aprender a voar por instrumentos, poderá fazê-lo nesse estágio do aprendizado. Para não gastar muito dinheiro nas missões de voo por instrumentos, que são feitas em aeronaves mais bem equipadas, e de custo bem mais alto, que as aeronaves de voo visual, é altamente desejável que o aluno faça missões de voo por instrumentos em um simulador de voo certificado. 25 horas de voo em simulador abatem 20 das 40 horas de voo real, exigidas normalmente no curso prático de voo por instrumentos.
O simulador de voo é essencial ao aprendizado do voo por instrumentos
Além de ser mais barato que o avião, o simulador permite operar sistemas nem sempre disponíveis nas aeronaves ou nos aeroportos onde o curso prático é realizado. Trata-se, portanto, de um "opcional" praticamente obrigatório.

Ao fim de 150 horas de voo, já incluídas as horas voadas no curso de PP, o candidato a Piloto Comercial pode pedir seu voo de check. Caso aprovado, esse será o momento no qual o piloto se torna profissional, podendo ser remunerado e exercer todas as prerrogativas da sua profissão, para o que for habilitado.

Embora pareça ser a mesma coisa, ter Licença e ter Habilitação são coisas distintas. A Licença, de PP ou de PC, é uma autorização do governo, em caráter permanente, para que o piloto opere uma aeronave, em caráter privado ou profissional. Já a Habilitação, de caráter transitório, autoriza a operação de determinadas classes ou tipos de aeronaves, determinados tipo de operação ou em determinadas condições. As habilitações expiram-se depois de um certo tempo, geralmente dois anos, e podem ser renovadas.

Então, são exemplos de Licenças as de Piloto Privado, Piloto Comercial, Piloto de Linha Aérea ou Comissário de Voo; São Habilitações: poder voar aeronaves monomotoras terrestres, aeronaves multimotoras (que possuem mais de um motor), Boeing 737, Airbus A330, fazer pulverização agrícola por via aérea, dar instrução de voo, lançar paraquedistas ou fazer exibições acrobáticas.
Aeronave utilizada para instrução de voo por instrumentos. São mais sofisticadas e complexas que as aeronaves básicas
Ao obter a Licença de Piloto Comercial, com habilitações para voar monomotores, multimotores ou voar por instrumentos, por exemplo, o piloto geralmente se ve na situação de Licenciado, Habilitado, mas desempregado. Agora não vai poder voar porque é inexperiente, mas não é experiente porque não voa. Como resolver esse dilema?

Claro que não é simples. O mesmo acontece com o advogado que acabou de passar no Exame da OAB, com o médico e com o engenheiro recém-formado. É necessário ter equilíbrio e planejamento nessa hora.

Muitos proprietários de aeronaves pequenas, que não pilotam, contratam pilotos recem licenciados e habilitados para voar suas aeronaves. O problema é que, geralmente, pagam mal, quando pagam. Alguns chegam ao cúmulo de cobrar do piloto para que pilote pra eles. Como tem piloto novo, desesperado, que aceita, isso acaba desvalorizando a profissão, e dá a impressão que todo o dinheiro gasto na formação não valeu a pena. Então, sempre exija uma remuneração digna, ainda que não seja muito grande, pela tua atividade profissional.

Não se intimide com conversas de praça de aeroporto ou de lanchonete de aeroclube de que "o Brasil está cheio de piloto desempregado". Geralmente, esses pilotos "desempregados" sequer são habilitados, ou são tão chatos e problemáticos que ninguém os empregaria, ainda que fossem os melhores pilotos do mundo.

Na verdade, hoje o mercado está francamente favorável para os pilotos. Muitos donos de aeronaves já não estão conseguindo pilotos quase de graça como antigamente, mas chegar a ser piloto de uma empresa de transporte regular ainda não é tão fácil. Como fazer para chegar lá?

Uma opção altamente viável é dar instrução de voo. Com um curto curso teórico e um curso prático de aproximadamente 27 a 30 horas de voo, é possível obter uma habilitação de INVA ou INVH, Instrutor de Voo de Aviao ou de Helicóptero, respectivamente, e conseguir emprego em um aeroclube ou escola certificada. Num grande aeroclube, é possível voar, em comando, 500 a 1000 horas por ano, o que capacita o piloto a entrar, em, relativamente, curto prazo, em uma empresa aérea, como copiloto, ou a voar em um táxi aéreo, ou, ainda, como piloto em uma empresa aeroagrícola. Nesse último caso, é preciso que faça os cursos e obtenha a habilitação necessária, para a qual são necessárias pelo menos 400 horas de voo.

Empresa aéreas valorizam instrutores de voo mais do que qualquer outro tipo de profissional, pois são acostumados a atuar em uma tripulação e delegar funções, coisas essenciais no ambiente da aviação comercial.
Visão dos sonhos de um aluno-piloto. Está mais perto do que se imagina...
Não espere ser um bom profissional de aviação e trabalhar em uma empresa aérea sem ter conhecimentos de inglês e sem ter um bom histórico escolar. Ter curso superior,  especialmente de Ciências Aeronáuticas ou de Aviação Civil, valoriza muito o profissional, e é considerado essencial para, um dia, ascender ao comando de uma aeronave comercial ou executiva. Saber inglês, então, é praticamente essencial, pois é o idioma "oficial" da aviação. Entretanto, ter inglês ruim ou notas medíocres no histórico escolar atrapalha muito mais do que ajuda, e pode, eventualmente, forçar o candidato a mudar seus planos de fazer carreira na aviação. O setor é particularmente exigente nesses quesitos.

Tome muito cuidado com a sua vida pessoal e seu estilo de vida. A aviação é um mundo um tanto restrito e dinâmico. Dificilmente alguém contratará um piloto que vive em bares, caindo de tanto beber, que não paga suas dívidas, ou que seja mau caráter. Esses defeitos, tão intrínsecos ao ser humano, são como "fogo no mato seco", dentro do ambiente da aviação. Nunca caia na tentação de fazer atividades ilegais dentro da aviação, isso pode condenar sua carreira para sempre.
Do simulador do Aeroclube ao cockpit de um Boeing 747, em poucos anos
Ser piloto de avião comercial está longe de ser a profissão perfeita. Na verdade, nenhuma profissão é. Às vezes é mal remunerada e nem sempre é estável. O mercado de aviação sempre foi instável e sempre será. Pilotos passam muito tempo longe de casa e da família, e muitas vezes ficam com a impressão de que moram "na mala". Trabalham aos sábados, domingos e feriados, de dia e de noite, e nem sempre podem comparecer às reuniões e festas de escola de seus filhos. Mas, em compensação, é uma das poucas profissões que realmente apaixonam, que dão felicidade. Muitos pilotos exclamam: "faço o que eu mais gosto e ainda sou bem pago para isso!!!".

Não são todos os profissionais que podem pensar ou dizer isso. Bons voos, aos que podem voar!

195 comentários:

  1. engraçado né, está tudo escrito ai no blog o que precisa para fazer o curso teórico e o prático, ai chega no aeroclube eles exigem outras coisas outros documentos, sinceramente não entendo, estou sem voar até agora por causa dessa desorganização !!!

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  2. Seja mais específico, AlunoRejeitado... qual foi o Aeroclube, e o que foi pedido que vc não conseguiu cumprir? Todo aeroclube ou escola certificada deve cumprir a legislação específica, no caso os RBAC 61, 140, 141 e 67. Leia os instrumentos legais pertinentes e veja o que é necessário, providencia e comece a voar, ok?

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  3. É muito importante saber que o RBAC 61 modificou diversos requisitos para obtenção de licenças. Um dos mais importantes é esse:

    61.73 Requisitos gerais para a concessão da licença de piloto privado
    (a) O candidato a uma licença de piloto privado deve:
    (1) ter completado 18 (dezoito) anos; e
    (2) ter concluído o ensino médio.

    Sem cumprir essa exigência, a ANAC pode, a qualquer tempo, cassar todos os certificados concedidos, mesmo retroativamente.

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  4. Parabéns Professor Jonas. Este artigo dispõe de informações cruciais para um futuro piloto. Realizar o sonho de ser piloto NÃO É PRA QUEM FICA COM O TRASEIRO NA CADEIRA.

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  5. Eu que tenho agora 16 anos e estou decidido à ser piloto (se Deus quiser, eu chegarei lá!). É um investimento de alto custo, mas com retorno. É uma profissão apaixonante, ir onde poucos vão, ter sempre uma história nova a contar.. Lembro de quando eu era criança e meu pai me levara ao aeroclube para ver os aviões, bons tempos hahaha, ainda voltarei nesse mesmo aeroclube para ter aulas de vôo (Aeroclube do estado de MG)
    Eu fico lendo alguns blogs de pilotos já experientes e fico imaginando quando for minha vez.. Que demore o tempo que for, meu lugar é no céu.
    Adoro esse blog, sempre leio todas as postagens e me faltava força para comentar, enfim, está de parabéns!

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    1. Marcos Souza, claro que vc chegará lá, tenho certeza disso. Sou professor de aviação e vi muitas histórias iguais à tua. Muitos garotos novos que eu conheci no passado, que pensavam igual a você, hoje são comandantes, e isso muito me orgulha. Vá em frente. E não se lembre de estudar muito, tente sempre ser o melhor, não se contente com o medíocre ou o segundo lugar. Afinal, como dizia o saudoso Ayrton Senna, o importante não é competir, é VENCER!!!

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    2. tenho 17
      sou de minas
      é o que eu também mais quero !!!!
      sou de sete lagoas-mg
      e to super louco com isso
      terei tbm que sair da cidade mas vale a pena
      abrss

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    3. Olá professor Jonas liasch. Apesar de muito tempo ter se passado desta postagem. Vejo que realmente é necessário disciplina para se tornar um piloto. Não é uma aventura de brincar de casinha. É necessário seriedade É muita responsabilidade. Não é como um automóvel que a hora em que nós quisermos damos seta e encostamos para esperar a chuva passar, é ter um raciocínio frio e ao mesmo tempo seguro e calmo diante de qualquer eventualidade na prática NO ALTO! Liguei em uma escola de aviação na região de Congonhas São Paulo e eles falaram exatamente todos os quesitos necessários e os procedimentos para iniciar o curso.
      Realmente independente de ser caro para quem ama com responsabilidade essa profissão, não olha valor. Sempre foi duas paixões da minha vida a aviação e A ferrovia que tem pontos em comum: o transporte do maior número de passageiros em uma só viagem e a disciplina nas direções de comando, que não obedecidas podem trazer acidentes fatais. Acredito se eu estiver errado me corrija que seja mais fácil ser um piloto de voo comercial do que ser um operador de circulação de trens com passageiros. O concurso público na ferrovia é uma das dificuldades. Mas acredito que na aviação é mais preciso. Divino ser acrescido em toda a formação O PERFIL PSICOLÓGICO DO CANDIDATO. Eu acho e mesmo com toda a formação se a pessoa tem desvantagem psicológico inadequado, será um risco muito grande. Para finalizar sei que tenho que escolher uma profissão a qual esteja disponível devido a minha idade. Jamais uma pessoa deve se formar em algo pelo salário atrativo, se não houver paixão pela profissão não adianta. Já tive a oportunidade de voar como passageiro, e me apaixonei por um transporte que eu já amava só de vista. Hoje o Marcos já está com 23 anos acredito e o Luiz Felipe com 22, eu sou só 11 anos mais velho que eles apesar de eu gozar de uma boa saúde não sou fumante e não em giro nenhuma bebida alcoólica graças a Deus!. Mas espero que eles tenham conseguido e tenham esse tripé em mente conforme foi ensinado: disciplina paixão pela profissão e paciência em aprender tudo. Os milhares de vidas lá em cima estarão sob suas inteiras responsabilidades.
      Um abraço.

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  6. Muito bom esse texto! Realmente é bastante incentivador.
    Eu sou aluno de PPA no ARGS, tenho 17 anos. Estou a pouco mais de 1 mês para solar e muito feliz com esse mundo completamente atraente e dinâmico.
    Gosto muito de ler suas postagens, li desde as primeiras apesar de ter descoberto teu blog a pouco tempo.
    Realmente hj em dia há muitos desses papos de que ninguém está contratando ou que vão tentar a sorte no helicóptero e vice-versa. Mas depois de ler este texto fiquei mais tranquioo e agora minha mentalidade é ter paciência e muuita dedicação, o que não é muito difícil quando se ama a aviação.
    Parabéns pelo blog!

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    1. PSilva_pk, sempre vai ter gente que tenta nos desanimar, , mas não se intimide com isso. Sempre haverá lugar pra quem luta e corre atrás dos seus objetivos. Chegar a comandante de um grande jato em uma grande empresa aérea é um objetivo que depende apenas de você, e de mais ninguém, ok? Não deixe ninguém te desanimar.

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  7. Muito boa sua última postagem, estou com 38 anos e estou começando agora o teórico de PP, muitos tentam me desanimar que estou velho e tal, estou firme. E vou até o fim.

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    1. Olá Douglas não desista,tenho 35 também,casado sem papai para bancar não que isto seja um defeito é claro.iniciei me PP ja tenho o CMA e muitos amigos que como este BLOG me ajudam a não desistir do sonho.boa sorte Douglas e nunca se esqueça faça amigos na aviação pois vai precisar.

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    2. Olá Douglas!
      Tenho 36 anos tenho muita vontade entrar nessa área, mas ainda não iniciei os estudos. Você tem alguma dica? Você encontrou alguma dificuldade? Conseguiu concluir as aulas e entrar na área?

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    3. Douglas, tenho 42 e estou iniciando agora em fevereiro de 2020 meu curso, velho? Que se foda a opinião doa outros, os for seu será, ninguém sabe o dia de amanhã...abraços

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  8. Tem algum custo para fazer as provas ?? Eu estava vendo em outros sites, e as pessoas dizem que você gasta muito dinheiro para conseguir fazer a prova. É verdade ???

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    1. Sim, existe um custo para realizar as provas. A ANAC cobra 50 reais por matéria, e como são 5 materias, cada prova fica em R$ 250,00. O custo de se tirar uma licença de PP em Aeroclube é de, aproximadamente, 14 mil reais.

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    2. Olá, só para atualizar a resposta para quem busca informações. A ANAC reajustou em "modestos" 72,8% todas as taxas administrativas no mês de outubro de 2015 e estamos, atualmente, tendo que desembolsar R$86,42 por matéria, logo a prova completa custa R$432,10. O negócio é estudar bastante para fazer a prova uma vez só!

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    3. Corrigindo meu post anterior, foi no mês de setembro, não outubro.

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  9. Antes de mais nada, parabéns pelo blog, as informações aqui postadas estão abrindo bastante minha mente e me fazendo refletir sobre certas coisas na área.
    Tenho 22 anos de idade, sempre fui apaixonado por aviões, aprendi o flight simulator de forma bem autodidata, estou me formando agora em publicidade mas com o sonho de ser piloto comercial um dia, vejo que é um caminho árduo mas acredito que seja bem prazeroso, trabalho em um agência de publicidade e estou indo essa semana em que faço aniversário, ver a questão de preços e materiais necessários para entrar no aeroclube de minha cidade.

    Com sua experiência, você acha que estou começando tarde demais? Mesmo meio que já já sabendo a resposta, você acredita que dá pra conciliar um emprego de onde você tira todo o seu sustento, estudos e aulas do aeroclube e ainda ter uma leve vida social?

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  10. Pessoal, só repassando uma ideia aos amigos, eu sou piloto ha 2 anos ainda PPrivado e terminei agora o curso teorico em PComercial, se vc nao tiver preparado para PC nem comecem, hj tenho quase 600 horas e sempre trabalhei pra um sr muito gente fina q me paga 3 mil por mes mas a verdade é q com 3 mil vc nao sobrevive na aviaçao, nao paga suas despesas e nem da pra vc fazer um curso de PC, Multi e IFR... mas se tiver animado pra estudar bastante e tiver humildade muita gente vai te ajudar e independente do salario vc ira se tornar um bom profissional... a profissao nao é facil, so é bonita aos olhos de seus amigos, mas vc rala q nem um condenado... mas isso o torna muito gratificante, quem é q nao gosta de ser elogiado?

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  11. ah, se vc quer se tornar um piloto e se ainda nao tiver namorada nao arrume uma até la, se tiver vai ter q ter muito saco e paciencia, as vezes ficara semanas longe de casa.. aniversario de namoro, casamento, festinhas, esquece... aprender a dominar uma aeronave é muito mais simples do que uma namorada, pois a aeronave vem com manual e é vc q mostra o q é certo pra ela.. e nao se preocupem, qndo virar piloto vai cair muitas gatinhas na sua vida, todos os caras legais vao quererem ser seus amigos... e se for casado comece a trabalhar a cabeça de sua esposa, a psicologa dos exames medicos ira lhe ensinar isso... grande abraço e bons vooss..

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  12. Tenho 17 anos e quero ser piloto comercial, meu pai disse que eu nao chegaria lá, vou fazer o maximo que posso, tenho afinidade com o inglês...mas quero aprender outros indiomas ! Alias meu propio pai disse que eu não vou ser piloto nem aqui nem na china ! Eu vou provar para ele, espero que eu consiga realizar meu sonho.

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    1. Ninguém vai correr atrás do teu sonho por você... Se é mesmo o que você quer, persista, apesar das dificuldades, que chega lá, de um jeito ou de outro. Boa sorte!!!

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  13. Boa noite.
    Li o blog bem explicativo, eu sempre achei a profissao muito legal, mas nunca me interessei ''tenho medo'' de voar, estou querendo perder esse medo, pq se eu perder ele eu sei que chego lá!!
    E como eu sou ruim financeiramente, não sei como irei fazer, mais espero conseguir chegar la!!

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    1. Mateus também tinha medo de voar, mas perdi esse medo.
      Hoje penso que o medo me afasta daquilo que mais me faria feliz.
      Também não tenho condições de arcar com a formação de piloto e estou estudando mecânica antes de entrar pra estudar pra piloto.
      Mecânica também não é barato, mas é mais em conta que ser piloto logo de cara.
      Espero ter ajudado qq coisa mande-me um e-mail.

      Rafael Rodrigues
      faelgrecco12@gmail.com!
      Abraço

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  14. Professor, estou iniciando na aviação civil.
    Estudo mecânica de aeronaves, mas especificamente GMP, me formo mês que vem se tudo der certo.
    Comece a estagiar em uma empresa de taxi-aéreo e desde então minha visão mudou sobre aviação civil.
    Estou cada mais mais apaixonado, já era, agora estou cada vez mais, a cada pouso e decolagem me sinto mais feliz.
    Estou pensando seriamente em continuar os estudos, mas agora para ser piloto, gostaria de saber sua opinião e algumas dicas necessárias, se faço Ciências Aeronáuticas ou estudo apenas em aeroclube e se é possível aliar a profissão de mecânico e piloto? E também parabeniza-lo desde já pelo blog.
    Abraço.

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    1. A Faculdade não vai te da as horas necessárias que é preciso para tirar PP-PC então você vai ter que fazer aulas(horas de voo) no aeroclube mesmo estando em uma faculdade.

      Se você tem condições financeiras para bancar a faculdade ao mesmo tempo com o aeroclube tudo bem, mais se você não tiver então escolha o aeroclube primeiro.

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    2. Rafael, ter um curso superior hoje em dia é extremamente importante, para não dizer essencial. Você não pode perder isso de vista, ok? Isso é prioritário nem que vc já seja píloto e já esteja voando profissionalmente.

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    3. Aqui, em Londrina, temos muitos casos de alunos que fazem curso de mecânico ou de comissário, mas com vista a ser pilotos depois, isso é normal.

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    4. Dynus, não tenho condições de fazer as duas coisas ao mesmo tempo, por isso comecei pela mecânica, além de ser uma área que também me salta aos olhos, é mais "barata" e vi como um ponto de partida.

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    5. Professor, obrigado pela ajuda, foi de grande valia!
      Deixarei meu e-mail, caso tenha mais alguma dica ou orientação para fornecer-me.
      Um Abraço!
      Shalom!

      faelgrecco12@gmail.com

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  15. Tenho muita vontade de ser pilota...mas o fato de eu ser mulher dificulta um pouco o processo!O preconceito é grande mas isso não quer dizer que eu vá desistir!Meu medo é investir na carreira e depois não receber um bom salário

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    1. Nem existe tanto preconceito assim como vc pensa, viu? O Aeroclube de Londrina, que é onde eu trabalho, teve várias instrutoras de voo e elas foram muito boas. A maioria está voando na Aviação Comercial agora. Todo investimento tem um certo risco, então não tem como evitar os riscos, nenhum investimento é garantido. Se vc vai entrar na profissao pq gosta de aviação, vá em frente e não desista, mas se for só por dinheiro, aí não sei... mas os salários não são ruins não...

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    2. Muito obrigada pela ajuda,agora estou mais confiante de que eu possa fazer Ciências Aeronáuticas...mas eu irei fazer porque eu amo a aviação,é simplesmente lindo!

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  16. Este comentário foi removido pelo autor.

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  17. tenho 15 anos estou no 1°ano do ensino medio, e gostaria muito de ser piloto de avião comercial.
    Quais sao as dicas para que eu consiga a ser piloto ???
    Quais sao os cursos que eu poderei fazer para q eu me prepare ??

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    1. É muito bom vc fazer cursos de idiomas, especialmente o inglês. O domínio do inglês é essencial para quem quer ser piloto, ok? Eu disse todas as dicas no artigo, releia o mesmo. Não pode ter preguiça de estudar, de jeito nenhum. Troque o vídeo game por um Flight Simulator! E não desista...

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  18. Parabéns JONAS LIASCH, muito bom seu artigo. Como um sonhador, também estou nesse barco, ja terminei o PP e Obtive o CMA, ainda falta começar as horas praticas, que ao meu ver sera a parte mais complicada devido aos altos custos, mas irei correr atrás. Já pesquisei sobre esse assunto "Carreira de Piloto" na Internet, mas o seu artigo foi o único que mais motiva nós sonhadores, diferente de outros que li. Ficarei de olho no blog para novas atualizações.

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  19. JONAS!
    Boa Noite, meu nome e Ana e meu marido e Marcio e tem um sonho de ser piloto, sonhar não e proibido tendo em vista que eu aos 47 anos me formei em direito no final de 2012 e estou me preparando para uma prova da OAB; bem o meu esposo tem 49 anos tenho certeza de que ele será um excelente profissional. Sonho que ele tem desde jovem, mas a vida tomou outros rumos e não deu a ele a possibilidade de realizar o seu sonho, se tornou empresario dono de ônibus de turismo mais nunca deixou de sonhar, hoje com os filhos criados vejo que e hora de investir no sonho dele com o mesmo afio que ele investiu no meu sonho. O que eu queria saber de você e se aos 49 anos ainda existe mercado para ele depois de formado? Por tudo que tenho lido, ele daria um excelente instrutor, pois e paciente ao passar tudo aos nossos funcionários, pois se dedica a tudo que se propõe a fazer.
    Desde já grata pela atenção. Ana

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  20. Ótimo blog Professor Jonas, me animou bastante, depois que decidir seguir essa carreira de piloto, andei pesquisando muito sobre isso, e a maioria dos blogs sobre pilotos de linhas aereas são desanimadores, dizendo que a maioria dos pilotos formados estão desempregados no Brasil, mas mesmo assim não desisti do meu sonho.
    Achei seu blog recentemente, achei ele muito bom, da muitas dicas pra quem quer seguir essa carreira, eu queria te fazer uma pergunta simples Professor Jonas, eu tenho 19 anos, vim pro parana entrar em um aeroclube, escolhi o Aeroclube do Parana por ele conter alojamento no aeroclube e tambem ser um pouco mais barato como você disse que é professor do aeroclube de londrina, acho que deve conhecer o do parana, se possivel você podia me dizer se o aeroclube do parana é um bom aeroclube, os cursos la são realmente bons??

    Se puder me responder, fico muito agradecido desde ja.

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    1. Sim, Victor Hugo, o Aeroclube do Paraná é um ótimo aeroclube, dos melhores que existem no país, pode ficar tranquilo, viu?
      Quando for fazer uma navegação, venha a Londrina!

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    2. Quanto aos muitos pilotos desempregados, eu conheço muitos, e acredite que vários nem sequer são profissionais, nem terminaram o PP visual e monomotor, e já se acham "desempregados". Não dê ouvidos aos pessimistas, pois frequentemente abrimos vagas para instrutor e nem aparecem tantos candidatos assim. Siga o teu sonho, e não desanime, ok?

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  21. Muito obrigado pela resposta professor, fico feliz por saber disso, é oq eu pretendo terminar o curso e se tudo der certo, trabalhar como instrutor pra conseguir horas.
    Verdade, não posso dar ouvidos a pessimistas pois pra eu chegar um dia como co-piloto ou piloto de uma linha aérea tudo vai depender do meu esforço.
    E quando eu estiver fazendo os cursos, vou sim pra londrina fazer navegação, até pra conhecer a cidade.

    Obrigado de novo, até mais!!

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  22. Tenho 24 anos e quero iniciar minha carreira em 2 anos por questões financeiras,ainda tenho chances de me tornar um piloto de uma grande empresa? lembrando que só vou iniciar aos 26 ou 27 anos... Obrigado.

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    1. Rafael, não creio que vc terá problemas por causa disso, pois já tive alunos que começaram a voar depois dos 35 ou 40 anos e ainda conseguiram entrar em uma empresa aérea grande. Tudo depende mais da tua dedicação e estudo, ok? Quanto ao Aeroclube de Fortaleza, eu não o conheço, conheço mais os da região Sul e Sudeste. Mas sei que o Aeroclube foi recentemente reorganizado, então, o pessoal deve ser bem motivado e empreendedor.

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    2. Professor se eu começar como comissário de bordo já e um grande avanço para que eu me torne um bom piloto comercial sim ou não???

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    3. Professor se eu começar como comissário de bordo já e um grande avanço para que eu me torne um bom piloto comercial sim ou não???

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  23. Boa tarde,
    Meus parabéns pelo blog, muito informativo.
    Se possível gostaria de tirar uma dúvida, estive verificando o curso de PP online, a grade e a carga horária parece ser a mesma que a presencial. Você acha que valeria a pena fazer o curso online, já que a cidade mais próxima que possui o curso fica a 70km da minha cidade e seria inviável nesse primeiro momento por causa do meu trabalho e sendo online, seria mais fácil.
    Jefferson

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  24. Sou mulher e tenho o sonhoo de ser piloto. Sou completamente apaixonada pela aviação e queria ter certeza de que eu realmente posso exercer a função, de que eu possa realizar esse sonho,e de que vale a pena mesmo eu corre atras desse sonho :)

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  25. Gostaria também de saber qual é a media do valor das horas de voo, em quanto tempo eu consigo me formar em piloto comercial.. e qual é o melhor aero clube de são paulo ou a melhor escola de aviação para eu estar começando o curso de PP .. em uma localidade proximo a guarulhos-sp

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    1. Jheny, o fato de vc ser mulher não tem nada a ver, aqui no Aeroclube de Londrina já tivemos várias instrutoras de voo e algumas delas já estão voando em Cias. Aéreas. Perto de Guarulhos tem o Aeroclube de Bragança Paulista, o Aeroclube de São Paulo e o Aeroclube de Campinas. Em Jundiaí também tem o Aeroclube e a Escola de Aviação Civil EJ. O preço da hora de voo, em uma aeronave básica, fica entre 300 e 360 reais, conforme o local. Como não conheço pessoalmente nenhum desses aeroclubes e escolas, não posso te dar uma "indicação", mas são entidades sérias e bem afamadas. E não desista do sonho não, vc pode chegar lá, ok?

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  26. Eu devia ter dito e nem falei rs ameeei o blog. Estão de parabéns :)

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  27. professor é muito bom ver pessoas que se importam com os outros.sou um lanterna pois corro à traz de meu sonho à muito tempo devido morar no nordeste e da minha condição de caminhoneiro; mais jamais vou desistir,já sou PP e à pouco passei na banca de PC/IFR e vou para o sul pois aqui não tem escola. vou para tudo aqui para isso.estou atras de escola que possa me formar dentro de meus limites.peço orientações professor pois não conheço boas escolas,e as economias são poucas.obrigado pela atenção e aguardo resposta,abraço e parabéns pelo seu trabalho.

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    1. A escola na qual eu trabalho, há muito tempo, é o Aeroclube de Londrina. O Aeroclube do Paraná, em Curitiba, e o Aeroclube do Rio Grande do Sul, em Belém Novo,/RS, também são ótimos. Esses eu posso indicar, pq os conheço bem. Existem outras escolas e aeroclubes bons, mas que eu prefiro não opinar, por não conhecê-los tão bem, ok?

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  28. Bom dia meu nome é Julia e sou completamente apaixonada pela aviação,meu sonho um dia seria me tornar uma comandante de linha aérea,mas tenho medo de não conseguir.Pois,já fiz cirurgia de coração(sopro) e vesicula.Acho que possa ser um empecilho no meu sonho !

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    1. Talvez não tenha problema, Júlia, mas confira na legislação abaixo, o RBAC 67, que trata dos requisitos médicos para ser tripulante. No teu caso, veja os requisitos para tirar CMA de primeira classe. O documento está no link abaixo:

      http://www2.anac.gov.br/biblioteca/rbac/RBAC67EMD00.pdf

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  29. Tenho 25 anos e quero começar a estudar para ser piloto. Será que estou velha para começar nessa profissão??

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    1. Não está velha não, hehehe, mas é bom começar logo para aproveitar o bom momento que acredito que venha agora.

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  30. Ola , tenho 20 anos e procuro ingressar no ramo de pilotagem . Trabalho em uma cia aerea e acabei me apaixonando por essa area , ate por influencia de amigos e parentes . Bom meus parabens ao blog , foi bem instrutivo para pessoas como eu que estao correndo atras . E espero conseguir esse tao sonhando objetivo ! :)

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    1. Seja bem vinda ao ramo!!!! Quanto a conseguir, acredito que depende mais de vc do que de qualquer outra coisa. Não desanime, tem muito pessimista nessa área!!!

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  31. Sou completamente apaixonada por pilotagem, e já fazem 4 anos que tenho esse curso como minha escolha de vida/futuro. Meus parabéns pelo blog, as duvidas e informações que me interessam estão aqui, show!! Bom, tenho um ano de antecedência escolar, me formo com 16 anos, e só faço 17 quando estiver no curso (Dezembro de 2015). Existe algum problema com a minha entrada no curso? Pesquiso sobre isso, e só vejo pessoas de 17 anos ingressando com autorização fraternal. Obrigada!

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    1. Você pode começar com 17, mas precisará de autorização dos pais para começar a voar sim, e não poderá tirar licenças, nem solar o avião, com menos de 18. Tenha paciência, hehhe.

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  32. Olá amigo boa noite, li seu post e achei muito legal, parabéns.
    Eu sempre sonhei em ser piloto, hoje tenho 20 anos, não tenho a ajuda finançeira de pai e mãe, inclusive já estou morando sozinho, eu morava no Paraná e agora moro no Rio de Janeiro, mas isso não vem ao acaso.
    Começei a três dias atras a usar o flight simulator 2004, eu não sabia nem ligar o avião, começei a voar num cesna, derrubei muito ele para conseguir depois de um tempo fazer um pouso "bem ruim" risos, sem instrumento sem nada, depois fui no youtube e começei a ver tutoriais de ils, gps, vor, e começei a voar num 737-400, até agora aprendi alguma coisa, como programar o piloto automático, configurar o gps, rádio, só não consigo pousar ainda pelo ils, vou certinho, configuro mas na hora de alinhar na rampa de desçida e apertar o "app" o aviao desalinha e cai, mas ainda vou conseguir, tenho muita coisa para aprender.
    E eu queria te perguntar: Mesmo eu com 20 anos, ainda posso me tornar um piloto comercial?
    Se eu aprender no fs2004, quando eu for fazer o PP ou PC, ficara mais fácil?
    Eu também tenho o costume de pesquisar muito na internet sobre cartas aéreas, e assuntos relacionados a aviação, quando eu for fazer o curso, isso me façilitara?
    Obrigado amigo, boa noite!

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    1. Claro que sim, você é muito jovem, a maioria dos pilotos começam a voar entre 18 e 22 anos. O FS 2004 ou qualquer simulador te dará uma boa noção das coisas sim, mas será mais util qdo vc for aprender a voar por instrumentos. Se vc tem o hábito de pesquisar, de ver cartas e ler coisas sobre a aviação, pode acreditar que isso te facilitará muito a tua vida nos estudos.

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  33. Ola Boa Noite!
    Primeiramente quero parabeniza-lo pelo blog que ficou muito bom,
    Bem meu nome e Fabson moro em Goias e o meu grande sonho e ser piloto de Airbus mais eu vejo que esse sonho se passa com cada ano que se vai hoje tenho 30 anos com quase 31 rsrsrs e vejo cada vez mais distante meu sonho pois hoje tenho varias responsabilidades e fui pai logo cedo e isso foi ficando de lado, e por erronia do destino trabalhei quase 3 anos na TAM Express rsrsrsrs e o maximo que eu chegava era nos porões dos Airbus. Bem gostaria de saber se esta tarde de mais pra mim e qual seria o caminho que devo tomar, pois o meu coração se enche de emoção e alegria quando eu vejo ou quando eu voo nos mesmos.

    Att.

    Fabson Oliveira

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    1. FAbson, tarde demais ainda não está, pois já tive vários alunos que começaram na aviação por volta dos 30 anos, ou até um pouco mais, e que hoje estão voando nas cias. aéreas. Mas vc não pode perder mais tempo, ok? Não fique esperando arrumar mais tempo ou dinheiro, entre em um aeroclube ou escola de aviação agora e vá em frente. O caminho das pedras é o mesmo que escrevi no artigo acima. Boa sorte!!!

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  34. Segundo o site do Aeroclube do Estado de Minas, o curso para PP fica em 2.200 reais à vista. São 4 meses de aula, de segunda à sexta, acrescentando os custos com material, provas e transporte até o aeroclube o custo total ficaria em 3.000 reais.

    Isso não é tão caro como alguns falam. Ou estou esquecendo alguma coisa?

    Se eu começar em janeiro do ano que vem (segundo o site, as aulas começam dia 26 e vão até 4 de maio), poderei concluir o curso todo e pegar a minha licença até meados de 2015?

    Se td der certo, pretendo começar.

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    1. Creio que vc está se esquecendo da parte mais cara, as horas de voo. Não estão incluídas no preço acima, pois isso se refere à parte teórica, apenas.

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    2. Quanto ao tempo para vc conseguir sua licença, é possível sim, com certeza.

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  35. Nossa, perfeito. Muito obrigado e parabéns pelas informações e esclarecimentos, Jonas.
    Tenho 24 anos, concluindo graduação de Logística e Transportes na Fatec e pretendo, em breve, começar o curso para piloto, é uma vontade que tenho desde pequeno, mas que tem um preço inacessível para mim, até então.
    Só uma dúvida (que talvez seja meio relativo), qual a média de idade dos pilotos que iniciam a pilotar em empresas de vôo comercial? e qual a idade 'máxima' que o piloto pode exercer a função?

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    1. Hoje em dia não existe mais idade máxima, pelo jeito, pois amigos meus foram contratados com mais de 45 anos. O pessoal ingressa com 24, 25 anos de idade, em média.

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  36. professor jonas vc pode me indicar um bom aero clube em, MG o mas proximo da cidade de betim

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    1. Não conheço nenhum deles, mas já conversei com um pessoal que fez em Juiz de Fora e ficaram contentes.

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  37. Olá, tenho 34 anos, sei que já estou com uma certa idade, mas gostaria de saber se vale a pena iniciar um curso de pilotagem agora, pensei no curso de ciencias aeronauticas da anhembi morumbi, porém leva 3 anos, ou seja, me formaria com uns 37, quais seriam minhas reais dificuldades em conseguir um bom emprego nesta idade pois minha idéia é mudar de área e fazer desta a minha profissão.

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  38. Paulo, com 37 anos, mudar de profissão sempre é complicado, mas não é impossível, pois eu mudei de profissão aos 39, no ano 2000, quando saí da Caixa Econômica e passei a dar aulas e trabalhar na aviação, não como piloto, infelizmente. De qualquer forma, algum tempo depois comprei meu próprio avião. Mas, devo advertir, o risco é grande sim.

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  39. Boa noite, Jonas Liasch, esse seu último post foi o empurrão que me faltava. Meu nome é Ricardo, no próximo dia 17 completo 28 anos e sou bancário, sempre tive o sonho de ser piloto de avião, mas principalmente o alto custo na formação fez com que eu adiasse. Mas agora, com as indicações do seu blog, vou separar uma poupança para completar os cursos para piloto comercial. Parabéns pelo site, ajudou bastante na informação e motivação.
    Abraço

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  40. Quais seriam os custos para comprar e manter uma aeronave para voos panoramicos? Tenho 18anos gostaria de tirar minha licença e um dia chegar lá,mas é tanta informação desencontrada que fica dificil estabelecer uma meta,moro em catanduva—sp a 20metros do aeroporto todo domingo vou lá ver os avioes é muito bonito aforaria viver disso...

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  41. Completei 17 anos ontem e estou no terceiro ano do ensino médio e moro em BH. Como vários estudantes quando chegam nessa fase da vida que tem que decidir o seu futuro e escolher uma carreira é bastante complicado. A um tempo atrás, eu vi em um programa da Rede Globo uma matéria falando sobre o curso de Ciências Aeronáuticas e me apaixonei por aviação. Já pensei em entrar na FAB e ser piloto de caça, mas, percebi que as forças armadas não era muito a minha praia, então decidi pesquisar sobre algumas faculdades desse ramo e descobri que os custos ão muito altos para mim. E agora eu tenho que escolher uma outra profissão pra seguir e adiar por tempo indeterminado o sonho de voar. Mas eu quero ser piloto e vou lutar pra conseguir isso.
    Emfim, gostei muito desta postagem e seguirei o blog para ficar a par do mundo da aviação e ler mais histórias sobre esse apaixonante rotina de um Piloto. Parabéns pelo blog.

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  42. Bom dia Jonas Liasch! Meus parabéns!
    Foi muito bom encontrar este blog. Me tirou muitas dúvidas, principalmente porque tenho 45 anos e ainda não desanimei de realizar meu sonho! "Ser piloto", talvez quem sabe, ser Piloto Comercial de uma grande empresa aérea!
    Meu comentário seria idêntico ao que a ANA fez, sobre seu esposo MARCIO MARQUES, realizado no dia 11 de março de 2013 22:15 o qual ficou sem resposta e ficaria muito agradecido se o Sr respondesse àquele comentário.
    Vou aguardar ancioso pela resposta e posteriormente, farei meu próprio comentário.
    Sou extremamente apaixonado pela aviação!
    A pouco tempo consegui o Flight Simlator e estou começando a voar.
    Um grande abraço!
    Paulo C. Zimmer

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  43. quero muito ser piloto de aviao mas tenho poblema de vista mesmo assim eu posso ser? deste de pequeno tenho essa paixao


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  44. Jonas Liasch, parabéns pelo blog, estava conversando com meu irmão que pretende ser piloto e acabei procurando por informações pela web, felizmente encontrei seu blog. Muito conteúdo bacana, informativo e inspirador, espero que ele possa fazer um bom proveito. Mais uma vez, parabéns.

    Continue inspirando muita gente!

    Abraço

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  45. Jonas Liasch, eu sou o irmão do Aécio Neto, parabéns pelo blog é muito esclarecedor. Me ajudou com muitas duvidas e estou com mais vontade ainda de me tornar um piloto. Continuarei lendo o blog, estudando sobre o assunto e correndo atras para que um dia possa me tornar um PC-H.


    Muito obrigado, que o blog seja sempre assim.

    Abraço.

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  46. Olá Jonas..meu nome é Lucas, tenho 19 anos e estou querendo muito ingressar nessa carreira de aviador...tem uma escola de avição aqui na minha cidade (juiz de Fora MG) http://www.aerocomander.com.br/ ...caso tenha ouvido falar..saberia me dizer c ela é uma escola de aviação boa? e após formado em piloto privado qual seria o meu proximo passo na minha carreira? Obg...blog ta de parabéns!!

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  47. Boa tarde, tenho 16 anos e meu sonho é ser piloto de uma grande empresa aérea, desde meus 5 anos eu sou fã da aviação, eu estudo para ingreçar na epcar(escola preparatória de cadetes do ar)para depois ir para AFA(academia da força aérea)para ser piloto militar, mas eu tenho um sonho de ser piloto comercial mas os meus pais não tem condições de arca com as despesas, é possível realizar esse sonho mesmo sem condições?

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  48. Boa tarde! Gostaria de saber se é possivel me tornar piloto comercial me ingressando na Aeronáutica. Obrigado!

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  49. A partir de quantos anos posso me ingressar em um curso de PP

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  50. Caro Jonas, vou tentar resumir minha história. Sempre fui apaixonado pela aviação, mas ao que se diz poder tornar realidade só me veio a cabeça ano passado. Tenho 20 anos, desde 2011 estudo engenharia Agrícola, gosto do curso mas a aviação não sai da cabeça, leio muito, pesquiso e tento sempre me atualizar e melhorar meu conhecimento como um todo. Enfim, tenho o desejo de ser piloto, não pelo dinheiro, não pelo status, mas pelo simples e real prazer em voar, apesar de somente ter viajado inúmeras vezes como passageiro. A parte financeira é o empecilho para eu começar, pois sei dos custos previamente calculados, e imagino os não calculados, no mais gostaria de saber se há algo que possa ser feito em questão do financeiro e por fim, pedir tua opinião se caso eu só consiga este feito após me formar e criar meu próprio jeito de conseguir fundos, se nos meados de 23 anos a 24, é circunstancialmente viável me tornar comandante de linha aérea ou piloto particular.
    Grato,

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    1. Gabriel, não se preocupe se vc começar a carreira na aviação com 23 a 24 anos, pois tem muita gente que começa depois dos 30 anos e ainda tem sucesso, ok? Vá em frente e corra atrás dos teus sonhos.

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  51. Pois é... Isso mostra que o sucesso é pra quem pode. Nasci apaixonado pela aviação, e não foram poucas as vezes que chorei vendo a esquadrilha da fumaça, o Tike Basaia, a Marta Bognar fazendo wingwalk, entre outros. Em minha adolescência, enquanto todos estavam brincando, eu estava estudando; Enquanto estavam na balada, eu estava estudando; Enquanto roubavam a playboy do pai pra verem escondidos, eu estava babando na revista "força aérea" e na revista "asas". Fui primeiro colocado do Brasil em língua portuguesa na prova para a EPCAr, mas foi reprovado em matemática. Tentei a prova da AFA, gabaritei português, inglês, passei em matemática e fui reprovado em física, isso se repetiu na minha última oportunidade. Não tenho dinheiro pra fazer esses cursos, estou desempregado, meus pais não têm condições de me ajudar a pagar mensalidades, horas de voo, livros. Percebo, nos meus quase 24 anos de idade que essa é mais uma profissão para "meninos ricos", e não pra sonhadores. Sei que virão várias pessoas dizendo "ah, você não se esforça" ou "tira a bunda da cadeira", para esses, eu apenas digo que nem todos temos as mesmas facilidades, e há muito na minha vida que vocês não sabem.
    Infelizmente, nessa vida as maiores paixões são usurpadas dos amantes para os que tem condições financeiras melhores.

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    1. Infelizmente, não tem como negar que os custos são altos, já que não existe qualquer apoio oficial para isso, como já houve no passado. Mas quando iniciei minha carreira, eu gastava o que não tinha para fazer minhas horas, só uma ou duas por mês, e olha lá, mesmo assim cheguei ao profissionalismo. Existem outras pessoas com o mesmo histórico que eu, e que também chegaram lá. Então, persista, ok? Não desista.

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    2. Estude, passe em um concurso público...acho que isso já ajuda amigo...aliás EPCAR não é tão incrível, meu irmão estudou 4 anos lá quase ficou louco, tentou se matar e saiu de lá, chegou em casa com uma mão na frente e outra atrás...dificuldades sempre existirão. E eu sei que você não esta com sua bunda na cadeira, tenho 26 anos e passei pela mesma situação que você.

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    3. Sei exatamente o que aconteceu com seu irmão. Quando desiludido de tudo, em 2010 entrei para a marinha, por meio de concurso público. Fora esta, a pior experiencia da minha vida; Por pouco não ultrapasso a linha da sanidade, saí com "uma mão na frente e outra atrás" como disseste e pior, endividado até os ossos, com as multas e taxas por sair antes de completar 10 anos para estabilidade.

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  52. Serião mesmo....para uma boa carreira precisa realmente de um bom histórico escolar de ensino fundamental? Então lascou apesar de toda a minha afinidade na área serei desqualificado nesse quesito. Isso é realmente imprescindível? Outra questão...no total são quantas horas de aulas práticas com PP-PC?

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    1. Sim, é verdade, meu amigo. Mas tem um jeito, faça um curso superior e capriche mais nele do que no Ensino Médio. Os cursos de PP-PC compreendem um total de 150 aulas práticas, no mínimo.

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  53. Jonas, parabéns pelo blog!

    Meu nome é Renato, tenho 27 anos e sou engenheiro. Tenho uma carreira boa, ganho razoavelmente bem e gosto do que faço, mas ando pensando em dar asas à minha carreira!

    Sempre sonhei em pilotar aviões e sou apaixonado por tudo que diz respeito à aviação desde pequeno. Tinha planos de trabalhar para comprar meu próprio avião e poder voar, mas nos últimos anos estou pensando seriamente em fazer a minha carreira dentro da aviação.

    Gostaria de saber algumas coisas:
    Até que ponto é possível conciliar trabalho e os cursos de PP / PC?
    Existe alguma possibilidade de se fazer aulas teóricas à distância?
    A formação em engenharia (elétrica no meu caso) ajuda no aprendizado? E na carreira?

    Muito obrigado!

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    1. Existe jeito de fazer os cursos teóricos à distância, existem alguns homologados pela ANAC, mas desconheço o nível desses cursos, vc terá que arriscar. Quanto a mudar de profissão, de engenheiro pra piloto comercial, acredito que será uma grande e arriscada aventura. Cuidado. Mas conheço gente que fez isso, trocou uma boa profissão, médico ou engenheiro, para a aviação, e se deu bem. Mas o risco é grande. As horas de voo podem ser feitas no seu tempo livre, sem maiores problemas.

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  54. Oi tenho 18 anos e termino o ensino medio esse ano, pretendo pegar firme pra me tornar PC, vou entrar no aeroclube de Goias pois moro perto de goiania. Queria saber se minhas chances sao boas , eu sei um pouco de ingles mas pretendo melhorar. Depois que eu tiver umas 150hrs de voo entro no mercado? Como isso funciona ? OBG

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    1. Sim, depois que vc fizer pouco mais de 150 horas de voo totais, estará no mercado, mas é melhor vc fazer curso de instrutor também, ou de voo por instrumentos, para melhorar tua qualificação. Um curso superior na área de aviação é altamente recomendável, não substitua o curso superior pelo curso de piloto.

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  55. Oi, meu nome é Lucas, tenho 16 anos e termino o ensino médio esse ano. Esse ano fiz prova pra AFA e fui aprovado no exame escolar, mas fiquei reprovado no exame médico, pois foi constatado que tenho escoliose e queria saber se isso me impede de ser um piloto civil? Andei pesquisando também e vi que pra entrar na faculdade de ciências aeronáuticas e necessário 15 horas de ovo no curso de piloto privado eu consigo isso? Só mas uma pergunta, eu também passei pra EEAr, uma escola da aeronáutica, e nela pretendo fazer o curso de BMA(mecânico de aeronaves) eu estava pensando se dava pra eu conciliar a EEAr com o curso de piloto privado, lembrando que ela funciona do mesmo jeito que a AFA em regime de internato?

    PS: no caso eu vou pra EEAr ano que vem, e completo 17 anos ano que vem com essa idade posso fazer algum curso de piloto ou a faculdade de ciências aeronáuticas? Resumindo o que você me aconselha a fazer? Qual seria a melhor opção?

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    1. Lucas, a escoliose não vai te impedir de ser um piloto civil, pode ficar tranquilo. A exigência de horas de voo para entrar em um curso de Ciências Aeronáuticas varia de instituição para instituição, e aqui na Unopar, em Londrina, temos esse curso há 14 anos, onde não há nenhuma exigência de horas de voo. Temos aqui em Londrina também, no Aeroclube, curso de mecânico de Manutenção de Aeronaves, que quiser vir conhecer, já está convidado.

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  56. Oi, eu tenho 18 anos, termino minha primeira faculdade ano que vem (que não tem a ver com aviação), mas sempre gostei dessa parte e tenho uma grande vontade de ser piloto! Eu moro perto de SP, e conheço uma faculdade la que tem o curso de "Aviação Civil". Eu tenho uma vontade muito grande de começar esse curso, mas não conheço muito sobre essa área, nem sei o que faria quando acabasse o curso... Poderia me dar alguma dica, do que é melhor fazer, se estou no caminho certo? Obrigado

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  57. Olá, me chamo Guilherme, eu tenho o peito escavado, nunca tive problema algum de saúde ou limitação, para exercícios, isso poderia me desclassificar no exame de saude para piloto comercial?

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  58. Eu tenho 17 anos e quero marcar a banca da ANAC .. Liguei lá e me disseram que só pode ser feita com 18 anos , mas alguns amigos me disseram que pode sim fazer com 17 anos .Eu queria saber se posso mesmo fazer com 17 anos e do que preciso.

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  59. Ola , gostaria de saber se pra tornar qualquer tipo de piloto é necessário não usar óculos de vista e ter uma bela audição ? e no meu caso tive um problema de saúde na infância , um tipo de distúrbio no sono , isso atrapalha um pouco para se tornar um piloto de aeronave ? por favor , comunique-se comigo urgente , pelo fato de estar terminando o 3° ano e prestes a me ingressar na faculdade de aviação . Obrigado .

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  60. Oi, sou de Goiânia, tenho 23 anos, e estou juntando para tirar o brevê, pretendo daqui a três anos tirar o piloto privado e o comercial e em seguida pagar por mais 350 horas de vôo em algum aeroclube, para ja adiquirir uma boa experiência e depois já tirar o CAVAG em um curto período de tempo. Minha duvida é, se eu depois de tirar o piloto comercial e comprar mais 350 h, se eu terei menos chance para entrar em alguma empresa de aviação agricola do que outra pessoa que após tirar o Piloto comercial, ganhou as mesmas 350 horas trabalhando como copiloto ou piloto ou instrutor de vôo em alguma outra empresa ou aeroclube.
    Se puder me responder, muito obrigado.

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  61. Tenho 27 anos e hoje tenho condições para iniciar a busca por este sonho de infância... Sei que obstáculos virão! Mas o importante é dar o pontapé inicial. Se sou velho ou não para iniciar eu não sei... Primeiramente buscarei meu sonho de pilotar uma aeronave... Se acontecer de tornar minha profissão, serei extremamente realizado e poderei afirmar que sou um cara de sorte. Vamos ver o que acontece... Pretendo postar minha linha do tempo aqui para incentivar mais pessoas.

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  62. Por favor, me informem, se possível.
    Como pretendo comprar uma aeronave e, ser o piloto, com a Carteira PP, posso pilotar quais aeronaves?
    Posso ou poderei pilotar IFR, VFR, e noturno, com os devidos cursos?
    Tendo Licença PP, posso pilotar minha própria aeronave seja um monomotor, um Seneca V, um King Air, C90, F90, 200, ou mesmo um Jato Executivo?
    A aeronave será de minha propriedade, e eu mesmo desejo pilotar sempre que necessário e desejado.

    Obrigado pela atenção
    Mauricio

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  63. oi,meu nome e Gabriel,tenho 15 anos,meu sonho e ser piloto comercial, queria saber o que eu poderia fazer para iniciar na aviação para ser piloto comercial,se vou primeiro no aeroclube,ou faço ciências aeronáuticas primeiro e depois o aeroclube.o que devo fazer?

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  64. Oi meu nome é Flavio tenho 13 anos, desde os 5 anos de idade tenho uma maior vontade de me tornar um piloto. Meu pai investe para que eu seja Técnico Electrónico mas eu quero segui meu sonho. Queria saber os custos de citado acima um curso de PP, depois os outros. Por favor respondam.

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  65. Oi meu nome é leonidas de 23 anos gostaria de saber que idade é a mais adequada para iniciar um curso de piloto comercial,e quantas horas de voo sao nescessarias para iniciar como piloto ou copiloto

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  66. Oi Leonidas meu nome é Farley a idade minima é de 18 anos abraços

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  67. Ola sou de Cabo verde e quero ser piloto.Portanto eu gostaria de saber quais os passos que preciso dar para a realização deste curso, sabendo que eu vivo em Cabo Verde e este nao tem meios de me proporcionar este curso...

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  68. Eu ja estou no meu ultimo ano de liceu, por isso preciso dessas informações o quanto antes, para poder saber o que devo fazer...fico á espera de ajuda de alguns de voces..obrigado

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  69. Olá, primeiramente queria dar os parabéns para o blog,tenho 14 anos e queria saber a partir de quantos anos mulheres podem começar a fazer curso para se tornar piloto de avião?

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  70. Olá, tenho 16 anos e tenho amor incondicional por essas máquinas...quero ser piloto, e moro no rio grande do sul..por onde eu poderia começar...e estou muito nova ainda?

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    1. Sim, ainda está muito nova, mas depois dos 17, vc já pode correr atrás do teu sonho. Procure um Aeroclube, aí no RGS tem vários e muito bons.

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  71. O QUÊ É PRECISO PARA SER UM PILOTO COMERCIAL , QUAL O EM VESTIMENTO , COM QUAL IDADE EU PROCURO UM AERO CLUB , APÓS A FORMAÇÃO TEM EMPREGO GARANTIDO..

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    1. Não existe emprego garantido em ramo algum, essa é a realidade. Vc pode procurar um aeroclube pouco antes de completar 18 anos. Para chegar ao mercado como Piloto Comercial com alguma chance de emprego, vc deve investir entre 45 e 80 mil reais.

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  72. Boa tarde !! Você sabe indicar um aeroclub de confiança na região Sul ?
    E também desejo saber, mais ou menos, quantos é gasto para chegar a ser um piloto comercial. Muito obrigado !!

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    1. Venha ao Aeroclube de Londrina... mas, existem outros bons aeroclubes no sul, como o Aeroclube do RGS e o Aeroclube do Paraná. Para ser piloto comercial, vc deve gastar entre 45 e 80 mil reais.

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  73. Bom dia, Moro em Rio Preto no Interior de São Paulo, gostaria de saber se a idade interfere pra iniciar essa profissão tenho 44 anos poderei me tornar um piloto e exercer-la ?

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    1. Poder se formar piloto, é claro que sim, mas será difícil chegar a voar na aviação regular. Na aviação geral, tuas chances serão maiores.

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  74. tenho 15 anos meu sonho è ser um piloto comercial (PC) espero em um dia conseguir moro em maringa (PR) mas acho que aqui não tem o curso de (PC) !!! mas sim de (PP)...no colégio so um bom aluno que tira notas altas e boas....Espero acabar o ensino médio logo para ingressar nesta carreira que já estou decidido...Quando eu acabar o ensino médio irei para o aeroclube de maringa logo....Mas eu tenho medo de ficar sem dinheiro para completar os cursos,mas sei que eu irei conseguir :)...

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  76. Qual é a idade máxima para ser piloto?, os pilotos de recreio são bem visto pelo pessoal da aviação em geral?, amo a aviação mais por minhas condições econômicas talvez só consiga fazer o CPD

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  77. Meu amigo fiquei meio que triste pq não tenho condição financeira pra isso
    e estou pra fazer 17 anos e nenhum curso na vida, e na minha cidade tem um aeroclube mas que nem funciona, você deve conhecer, o Aeroclube de Nova Iguaçu, ja que segundo o wikipedia até os anos 90 era a maior referencia nacional na formação de pilotos.

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  78. ola professor JONAS LIASCH gostaria de saber, se o senhor pode indicar se tem algum aeroclube ou escola de aviação em manaus que tenha um ótimo curso? desde já fico muito agradecido! grato.

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    1. Gustavo, infelizmente a Região Norte fica muito longe de Londrina/PR, e eu não conheço nenhuma escola de aviação por aí em Manaus. Mas, pq vc não vem pra cá, conhecer o Sul? O Aeroclube de Londrina, onde trabalho, tem alojamento para quem vem de fora.

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  79. Olá , tenho 14 anos e quero muito me tornar um avidor , mas é muito difícil achar informações sobre o assunto. Este blog já me esclareceu bastantes coisas, mas queria saber se é preciso algum curso , um ensino médio , ou até ensino fundamental específico.

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    1. Para ser piloto, é necessário, por lei, ter o Ensino Médio completo. para ser comandante em uma linha aérea, as empresas já exigem curso superior, de preferência em Ciências Aeronáuticas, mas a legislação não tem essa obrigação.

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    2. Obrigado , mas é preciso ser um poliglota ?

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    3. Poliglota, não, mas ter um bom conhecimento de inglês é fundamental.

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  80. Boa noite eu estou com a dúvida que o surdo pode participar o curso de helicóptero?
    agradeço pela atenção!
    :)

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    1. Geovane, de acordo com o RBAC 67, surdos não podem obter certificado médico aeronáutico de nenhuma categoria, e estão impedidos de pilotar qualquer tipo de aeronave.

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  81. O avanço tecnológico me faz crer que o último PLA, nos moldes que conhecemos, já nasceu.

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  82. O negócio é entrar para a FAB e, depois de uns aninhos ganhando abrigo e um soldinho por conta do contribuinte, pular para a aviação de linha. O chato é a vida militar, caserna cheia de machos, mas, com paciência, chega-se lá. É um modo de se tornar aviador sem ter que vender a fazenda do vovô e ainda temer jamais recuperar o investimento.

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  83. Meu sonho!!! Mas não tenho condições!! :(

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  84. Jonas prestarei vestibular para ciências aeronáuticas neste domingo na FTC de Salvador, acabei de completar 19 anos e sempre tive o sonho de ser piloto, pretendo começar minhas aulas de voo junto c a faculdade, vc teria algunas dicas para me passar? Algo do curso? O que devo fazer? Sempre foi meu sonho me tornar um piloto

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  85. Gostaria de saber se após realizar o curso de oficiais aviadores da aeronautica, estou apto a voar comercialmente??

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  86. Bom dia Jonas ,
    Meu nome é Luan tenho 21 anos e trabalho como analista de sistema para a empresa aérea Azul , entrei no ramo de sistema mas não é o que realmente eu quero como profissão pra minha vida e o que eu realmente gosto , sempre gostei de aviões , moro perto do do campo de Marte São Paulo zona norte , nao conheço ninguém que esteja nessa profissão e nunca corri atrás dos curso por conta de achar que o custo é muito alto , decidi que agora vou correr atrás mesmo não tendo condições que bancar as dispesas por que é o que eu realmente quero , não sei por onde começar e vi o seu blog e já me ajudou bastante a intender um pouco mais da profissão , agradeço pelas informações e como da para perceber você é uma pessoa que gosta de ajudar as pessoal que se mostram interessada , então espero ter a sua ajuda com alguns conselhos e de novo muito obrigado .

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    1. Entre em contato comigo, pelo email jonas@aeroclubedelondrina.com.br, terei prazer em te ajudar.

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  87. Olá Professor.
    Tenho 34 anos, sou casado, tenho 2 filhos e desde de criança apaixonado pela aviação e tenho o sonho de ser piloto de aviões comerciais . A vida separou meu sonho da realidade. Sou técnico em informática, trabalho a mais de 15 anos nesta profissão. Porém chegou a hora de realizar meu sonho. Conversei muito com minha esposa e ele me apoia nisso. Qual sua opinião? Muito tarde? Que caminhos recomenda que eu tome? Sou de Jundiaí - SP. Agradeço desde já. Abraços, Santiago.

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    1. Santiago, a minha opinião é a de que vc deve perseguir o teu sonho, ok? Eu era bancário e fiz meu curso de PP quando tinha 33 anos, em 1994. Não me tornei piloto de linha aérea comercial por opção, pois me envolvi com cursos teóricos e me apaixonei por isso, mas cheguei a ser proprietário de duas aeronaves. Nunca é tarde, tive alunos que começaram também lá pelos seus 40 anos e estão voando em cias. Mas, quanto mais cedo você começar, melhor. Boa sorte nessa empreitada.

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    2. Caso queira conversar, pode me add no Facebook, ou mande um email para jonas@aeroclubedelondrina.com.br

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  89. posso fazer a parte prática do curso de pp em outro país? as horas são aceitas aqui? chegando lá preciso prestar algum exame teórico ou não?

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  90. hoje aprendi mais um pouco sobre a aviação, ser piloto é uma dádiva não basta dizer quer ser, basta querer ser eu sempre sonhei em ser piloto quando era miúdo gostava muito dos aviões de caça embora ter agora uns mais sofisticados eu sempre amei o F15, mas para um dia pilotar num deles terei de ser da força aérea, eu não gosto muito de militares então optei em ser piloto comercial, embora ter entrado na faculdade e fazer gestão de recursos humanos, agora estou decidido em fazer o que realmente gosto, eu sei que não é fácil mas também não é impossível, vou lutar e vou vencer porque é assim que um piloto deve ser ambicioso no bom sentido, agora com os meus 22 anos este blog deu me mais força para seguir enfrente. força a todos aqueles que pretendem o mesmo que eu.

    parabéns ao blog e meus cumprimentos.

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  91. Pablo, infelizmente o FIES não paga as formação prática de Piloto Comercial. O Curso de Ciências Aeronáutica é voltado para a formação de profissionais de aviação em geral, especialmente a de piloto comercial e de linha aérea, sendo homologado para os cursos teóricos de PP, PC, IFR e PLA.

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  92. tenho 43 anos meu sonho e aviação? prof jonas ja e tarde demais para min
    ou ainda tem como eu faser os cursos

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    1. Para entrar na Aviação Comercial, infelizmente será muito difícil, embora não haja nenhuma restrição legal quanto à idade máxima de pilotos. Entrar na aviação executiva, é até possível. De qualquer forma, vc sempre poderá fazer os cursos e as bancas da ANAC, e nada te impede de ter o seu próprio avião.

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  93. Jonas, eu tenho 21 anos e meu sonho é ser piloto de aviões comerciais, mas uma grande duvida que eu tenho que você até falou disso acima sobre quem tira a licença de avião comercial não consegue imediatamente ingressar na profissão, diante desta questão eu gostaria de saber qual é a forma mais rápida se é que existe um jeito mais rápido de logo após ter conseguido a licença comercial poder ser um piloto de avião comercial?

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    1. Joanbert, tirar a carteira é uma coisa, e ter alguma experiência é outra. Vc não vai mesmo conseguir entrar na aviação comercial logo que tira carteira, pois vai precisar de uma certa experiência pra isso. A melhor opção, na minha opinião, é dar instrução de voo para ganhar experiência logo.

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    2. Ok. Valeu pela informação! Agora depois de se ter uma boa experiência já sendo o suficiente para ingressar na aviação comercial só tem como começar como um copiloto pra depois ser um piloto?

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    3. É claro. Ao entrar em uma Cia. Aérea, independente da sua experiência, vc sempre começará como copiloto, e assim ficará por vários anos. Mas não se preocupe, o copiloto sempre voa a aeronave, não é um mero assessor do comandante

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  96. olá, tenho 14 anos e quero ser piloto comercial,gostaria que você me desse algumas recomendações de aeroclubes e escolas de aviação em São Paulo, gostaria de saber qual curso na faculdade pode me ajudar na profissão, e também queria saber se algum tipo de curso profissionalizante pode me ajudar, se sim, qual? gostaria de saber também qual o salário médio de um piloto e o custo médio do curso, e queria saber qual a carga horária da profissão, se tem folga, e se é uma boa profissão para se seguir. obrigado

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    1. Lucas, me chame pelo Facebook, Jonas Liasch, terei todo prazer em esclarecer tuas dúvidas, ok?

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  98. muito bom a matéria, parabéns! te solicitei a amizade no facebook, agradeço pelas informações.

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  99. Ola Jonas, somos uma instituição que oferece os cursos preparatórios para a prova da ICAO fora do pais, em Dublin Irlanda. Gostaria de saber se você poderia entrar em contato conosco para podermos divulgar nosso produto na sua pagina, obrigada

    www.md4s.org

    Gabriela Becerra

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  100. Oi gente. Me chamo Isaías, sou apaixonado pela aviação e inclusive, meu maior sonho é ser piloto comercial. quero parabenizar o criador do blog. aqui, tirei bastante dúvidas. mas ainda tenho algumas em relação a matéria durante o curso. eu li uma vez que, durante o curso o aluno aprende noções básicas do inglês. essa informação procede, jonas?
    também tenho dúvidas sobre quanto custa 1 hora de treinamento em simulador. alguém pode me informar??
    Galera. desejo a todos os futuros alunos uma boa sorte e se deus quiser, a gente ainda se encontra em algum aeroporto por aí a fora. fiquem todos com deus!!!

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  101. Isaias, entre em contato comigo via facebook, Jonas Liasch, que te passo todas as informações que vc precisa. Abraços.

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  102. Olá, Olá, eu estou pensando em ingressar na profissão de piloto, vi uma página em que você discuti sobre essa questão. Gostaria de perguntar o que seria mais interessante entre fazer o curso de piloto comercial ou uma faculdade de ciências aeronáuticas? Eu posso fazer todas as horas de voo em simuladores? Quanto ao histórico, é do ensino médio ou do faculdade de aviação? E isso influência realmente na contratação? Se eu fizer so o curso de piloto e nao a faculdade isso influencia muito ou consigo em prego somente com o curso? Para ser piloto de linha aérea é a licença de PC pode ser utilizada? Como está o mercado brasileiro e a possibilidade de ir conseguir emprego em países da América do Sul e em outros continentes? desde já, muito obrigado.

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  103. Olá professor Jonas, muito bom e esclarecedor o seu blog, tenho 27 anos e sou um profissional conceituado no que eu faço, entretanto tenho um sonho que, antes não tinha condições de realiza-lo, e hoje fica mais fácil de perseguir este sonho, porém me preocupo com minha idade. A pergunta é, ainda esta no tempo de correr para ser um PLA? Você pode estimar quanto tempo levaria para chegar até este nível? Quanto seria o custo médio?
    Desde já fico muito grato!

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  104. Muito bom Q Deus abençoe qm pode fazer curso p pode voar nunca desistam ....................

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  105. Parabéns pelo excelente texto professor JONAS LIASCH.
    Gostaria de alguns minutos de sua atenção para sanar as minhas duvidas:
    1-Você considera tarde começar do zero o curso para piloto com 28anos?
    2-O fato de ser engenheiro mecânico quando tirar a licença de PC, pode ajudar?
    3-Quais aeroclubes em São Paulo recomendaria?
    4-Em média, com quantas horas de voo as empresas aéreas costumam contratar alunos sem experiência, existe limite de idade?

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  106. tenho 15 anos e to decidido a assumir um manche kkkk (se Deus quiser daqui a alguns anos)

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  107. tenho 15 anos e to decidido a assumir um manche kkkk (se Deus quiser daqui a alguns anos)

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  108. Professor me ajuda!
    Tenho 15 anos meu sonho é ser piloto comercial de uma companhia aérea internacional como a emirates ou Qatar.
    O que eu tenho que fazer para ingressar numa dessas companhias aéreas internacionais?

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  109. Belíssimo texto com explicações ótimas... Sou uma amante da aviação q tb sonha chegar onde me imagino todos os dias, (num cockpit) e Hj 03/03/2016 como sempre fuçando a internet pra conhecer mais da minha paixão encontrei esse blog, parabéns prof. pelos esclarecimentos.. As vezes me sinto velha d+ pra ir a luta do meu objetivo, e gostaria de saber do senhor se na sua opinião pra quem tem 29anos é tarde d+? Fico grata se possível o sr me responder. Forte abraço e otimos voos. :)

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  110. Meu nome e mateu. Tenho 13 anos e queria saber o q tenho q faser para alcançar o meu objetivo de ser piloto de avião comercial

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    1. Mateus, para ser um Piloto Comercial vc tem que estudar bastante (sim, piloto tem que estudar muito), e estudar inclui ler, por isso releia o texto de novo que vc terá esta sua resposta.
      Boa sorte!!!

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  111. Meu nome e mateu. Tenho 13 anos e queria saber o q tenho q faser para alcançar o meu objetivo de ser piloto de avião comercial

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  112. Quanto vou gastar mais ou menos para me tornar um piloto comercial

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  113. Olá prof. Jonas, meu nome é Miro, Sempre fui apaixonado pela aviação desde criança, fatores como condição financeira e depois trabalha 13 anos em uma empresa multinacional me impediram, hoje com 33 anos quais as minhas verdadeiras chances de chegar a piloto comercial ?

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  114. Boa noite,
    Tenho 35 anos e trabalho na iniciativa privada, sempre tive vontade de ser piloto. Ando insatisfeito com minha profissão e estava querendo dar uma guinada na minha vida. O senhor acha que estou velho para começar, quais minhas chances reais de eu começando nessa idade chegar a cia aérea como gol, tam, azul... ?? Não posso me dedicar exclusivamente ao curso de avião pois não posso largar meu emprego, apesar de ter uma flexibilidade de horário.

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  115. Bom dia.. tenho 26 anos e gostaria de saber quais as possibilidades de me inserir no mercado da aviação civil.

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  116. Bom dia.. tenho 26 anos e gostaria de saber quais as possibilidades de me inserir no mercado da aviação civil.

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  117. Excelente blog a partir de hoje sera meu companheiro para todos os dias

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  118. Ola professor eu terminei o medio fazendo informatica e agora quero ser piloto, tenho chance de entrar sem disciplinas como geografia feitas no medio?

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  119. Carambolisck!!!Quando isso foi publicada nem pensava em fazer o curso que tanto era apaixonada, hoje já estou no meio do prático do meu PPA. Galera!!! é tudo de bom, pilotar é maravilha. Lutem pelos seus sonhos....

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  120. Boa noite! Estou pensando em fazer o curso de Ciências Aeronauticas a distancia(EAD) por causa da minha rotina. Depois para eu poder pilotar, o que precisaria?

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  121. OLA AMIGO BOA NOITE,EU NOME É JOAO... GOSTARIA MUITO DA SUA AJUDA.. PRECISO REALIZAR UM TRABALHO PARA MINHA ESCOLA DE AVIAÇÃO, E O TEMA É O SEGUINTE: O PASSO A PASSO DO PILOTO E COPILOTO APOS O INGRESSO NA COMPANHIA AEREA. TIPO PROVAS, TREINAMENTOS, CHECKS, ESSE TIPO DE INFORMAÇÃO. SO QUE ESTA SENDO MUITO ESPECIFICO E NAO ESTOU CONSEGUINDO ACHAR NENHUM CONTEUDO EXPLICATIVO NA INTERNET. SE PUDER ME AJUDAR FICARIA MUITO GRATO... MEU EMAIL É JOAO.AUDI18@GMAIL.COM
    ABRAÇOS

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  122. Legal Professor!muito bem explicado,tenho 53 anos, posso ser um piloto?ou está muito tarde pra isso?sempre foi meu sonho

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  123. Olá Professor. Existe alguma restrição de limite de idade máxima para começar um curso com objetivo de se tornar um piloto comercial?

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  124. Olá, meu nome é Claudio e sou graduado em Administração de Empresas, atuando atualmente na área. Sou apaixonado por aeronaves e sempre quis me tornar um piloto, no entanto devido aos custos acabei optando por outra área. Hoje tenho 36 anos e gostaria de saber se a idade é um empecilho para realizar este sonho.

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