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quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

As mais estranhas aeronaves convertidas do mundo

Esse artigo é dedicado às aeronaves que, convertidas a partir de aeronaves comuns, se tornaram máquinas muito estranhas e totalmente fora do comum. São exemplos da engenhosidade e da criatividade humana, e algumas foram muito bem sucedidas, a despeito da estranha aparência.
A aeronave acima é uma conversão de um Douglas DC-3 em planador. Isso mesmo, notem que os motores foram substituídos por naceles aerodinâmicas. Foi desenvolvido a partir de um DC-3 normal em 1944, a partir de uma idéia do Tenente Chester Joseph Decker, campeão de voo em planadores americano, em Wright Field. Era denominado XCG-17, e foi novamente convertido em um DC-3 normal.
Na foto acima, vemos uma aeronave Rockwell 690 AT/U Comander, convertido para usar dois motores turbofan Turbomeca Astafan. A aeronave serviu como plataforma de testes em voo desse interessante motor, um turbofan de eixo simples, com um estágio de compressor centrífugo e três estágios de compressor axial. A mais notável característica desse motor é o fan com palhetas de passo variável automático, operadas hidraulicamente com o auxilio de um governador, semelhante ao utilizado em hélices de velocidade constante.
A estranha aeronave da foto acima foi desenvolvida a partir de velhas aeronaves Boeing 377 Stratocruiser civis e de sua versão militar, o KC-97. Foram modificadas pela empresa Aero Spacelines para transportar peças de foguetes espaciais da NASA. Depois do fim do programa Apollo, dois exemplares foram adquiridos pelo grupo Airbus Industrie, para transportar grandes conjuntos de fuselagem para montagem final em Toulouse. Seus motores a pistão foram substituídos por motores turbo-hélice Allison 501-D22C, de 4.680 SHP. Uma dessas aeronaves ainda está em serviço na NASA, transportando grandes conjuntos da Estação Espacial Internacional.
A interessante aeronave acima é um Boeing 720B, utilizada como plataforma de testes em voo da Pratt & Whitney Canada para vários tipos de motores aeronáuticos. Na foto, um motor PT-6A foi instalado no nariz, e a antena de radar foi reposicionada no teto da cabine, dando uma estranha aparência ao avião.
A foto acima é de um único avião, ainda que não pareça. Os alemães usaram essa estranha máquina, o Heinkel 111Z, para rebocar grandes planadores militares durante a Segunda Guerra Mundial. Duas células de bombardeiros He-111 foram ligadas pelas asas, e um quinto motor foi adicionado na junção, resultando na aberração vista acima.

2 comentários:

  1. Em se tratando de estranhas aeronaves convertidas, na minha opinião, o Airbus A300 Beluga mereceria menção honrosa.

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  2. Anderson, o Airbus A300 Beluga não foi aqui incluído porque vai ser objeto de um artigo exclusivo.

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