Google Website Translator

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Algumas curiosidades aeronáuticas - II

O primeiro avião a dar volta ao mundo sem escalas foi um Boeing B-50 Superfortress, o Lucky Lady II, pilotado pelo Capitão James Gallagher, em 1949. A aeronave foi reabastecida no ar diversas vezes, e seus temperamentais (e ocasionalmente pirotécnicos) motores Pratt & Whitney R-4360, de 29 cilindros conseguiram funcionar durante todo tempo sem problemas;

O Boeing B-52 tem um trem de pouso quadriciclo, constituído de 4 pernas com duas rodas cada, todos na fuselagem, e mais dois trens auxiliares que são instalados entre os dois motores externos de cada asa. O interessante é que todas as rodas dos trens principais são esterçáveis, permitindo pousos com a aeronave caranguejando, com vento de través, mantendo os trens alinhados com o eixo da pista.

O maior avião que já pousou no Aeroporto de Londrina foi um McDonnell-Douglas DC-10, da Laker, que foi fretado para fazer um vôo turístico para Orlando, USA, em 1997. O aeroporto recebeu, nessa época, aeronaves Airbus A310 (da Aerocancun) e Boeing 757-200 (da ATA - American Trans Air). O Airbus A310 ocasionou um fiasco, por conta da Infraero, que verificou, após o pouso da aeronave, que não tinha nenhuma escada que alcançasse a porta do avião. A Rio-Sul cedeu uma escada, que foi emendada com canos e chapas, por um serralheiro, às pressas, enquanto os tripulantes aguardavam dentro do avião para o desembarque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do artigo??? Detestou? Dê a sua opinião sobre o mesmo.